domingo, 14 de agosto de 2011

Ohrid-Bitola-Skopdje

Acordamos e depois do pequeno-almoço fomos em busca do forte onde decorriam restauros e escavações arqueológicas e aí encontramos os nossos companheiros Italianos da fronteira que iam para Grécia de ténis calçados e por causa do mau tempo que se fazia sentir no dia anterior devem ter desistido…

Na igreja completamente restaurada, decorria um baptizado e não se podia tirara fotos no interior…dahhhhh andavam lá os fotógrafos do baptizado a tirar fotos! E também nos tiraram a nós, mas cá fora!



Depois subimos ao forte, também com escavações a decorrer e a mim pareceu-me que os arqueólogos viviam dentro do forte numas casas aí montadas á pressão!
















Voltamos ás motas e seguimos para Bitola, onde decidimos almoçar. Estrada fantástica a nível de paisagem montanhosa e com umas curvas fixolas! A altitude é permanente.

Infelizmente onde quer que vás nestes países não encontras informação turística! Ou seja não fazes ideia de como é composta a cidade, limitam-se a ter um mapa num género de um mupi, do qual me esqueci de tirar uma foto! Hehehe…

 

Demos uma volta pela cidade e optamos por almoçar num restaurante perto do jardim (que me pareceu) principal, levaram-nos para a terraza onde o ar condiccionado era feito por sprinklers no tecto e ventoinhas, comemos pratos tradicionais que estavam uma delícia.


Seguimos em direcção á capital macedónica, em busca da parte antiga da cidade e de local para passar a noite! Sempre acompanhados pelas montanhas ora de um lado ora do outro da estrada. Espectacular!

Chegados ao centro, paramos perto de um café onde perguntei onde poderia encontrar um mapa da cidade e aí a uma curva tínhamos uma livraria onde nos venderam o tal mapa e nos deram dicas onde passar a noite.

As pessoas são extremamente simpáticas e esforçam-se bastante para te entender e explicarem-se o melhor possível.

Visto que o gps não consegue dar com o nome destas ruas, por meio de mapa lá chegamos ao hotel Laki onde o quarto mais barato era 43€ e foi onde ficamos, pois os outros eram enormes e não ficavam no edifício principal onde iríamos deixar as montadas a passar a noite!

Largamos tudo no quarto e arrancamos em busca da parte velha, um verdadeiro Bairro Alto da cidade! Montes de ruínhas, bares e restaurantes, a altura das casas eram no máximo de dois andares o que tornava o espaço extremamente acolhedor! Tudo sem trânsito e as ruas muito pequenas.

Connosco os monumentos é by night… lol!
Depois de darmos umas voltas optamos por um restaurante que ficava num largo acompanhados pela fauna local, o bicho gato! Que nos ajudaram a dar a volta aos pratos! Deliciando-se com a petinga frita que o Carlos encomendou e que estava bem condimentada!
Voltamos ás motas, mas não antes de pararmos a meio da subida para ouvir uns blues ao vivo no meio da rua! Deveras interessante e num ambiente fantástico, com o forte por trás e montes de gente jovem a jogar quer um jogo tradicional quer cartas.



Ao chegarmos ás burras deparamos-nos com o local completamente recheado de carros impedindo todos os bem estacionados de sair… inclusive nós! Para a frente tínhamos degraus e para trás pouco ou nenhum espaço para sair! Toca a desmontar as malas a dar a volta ás burras e tentar passar pelo o meio dos carros… enfim acho que é um habito ali, conforme nos foi contado por um jovem que lá chegou o carro dele para o lado para nós passarmos.
Ao sairmos paramos para tirar mais umas fotos antes de voltar ao quarto para descansar… No dia seguinte queríamos atravessar 3 países.











Mais fotos em 
https://picasaweb.google.com/xavier.catia/OhridBitolaSkopdjeMacedonia?authuser=0&feat=directlink