terça-feira, 9 de agosto de 2011

3º dia - Albânia...

Lá passamos a alfândega sem quaisquer sobressaltos e com algum contentamento de um carimbo novo no passaporte e depois de alguma conversa a bordo com albaneses, deixamos-nos ficar por Durrës, pois desaconselharam vivamente a circular de noite nas estradas albanesas! A policia faz busca a estrangeiros porque quer uns euros assim ... é a evictar! Mas ainda não sabíamos nós a melhor!
Fomos em busca de local para pernoitar sem conhecer nada de Durrës! Primeiro procurei por um mapa, depois por um cibercafé, correu melhor que o esperado!

No tal cibercafé (GPS N41º19'08" E019º27'09.8") pedi para me ligar e fui procurar por uma B&B ali por perto, mas nada! eram só hotéis de 5 estrelas a 200€ por noite...nada esperado! Acabei por fazer conversa com os senhores do café que se aprontaram logo em ligar para um primo que tinha uma casa de hóspedes perto da praia! Como não nos sabiam dar a morada para pôr no GPS, fizeram questão em nos vir buscar para nos levar ao local para que a gente não se perdesse.

Enquanto esperávamos fizeram perguntas em Italiano e albanês... LOL! nem uma coisa nem outra é falada por nós! Até capiscamos alguma coisa de Italiano... mas não parlamos nikles batatóides! Foi coisa linda de se ver! Mas a simpatia ultrapassa qualquer dificuldade linguística!

Lá apareceu uma jovem no seu opel corsa para nos levar até ao hotel! E aí fomos recebidos com a maior das simpatias com lugar particular para guardar as motas nas traseiras da casa e um quarto com cama de casal, casa de banho, ar condiccionado e tv... por 20€!
Como não tínhamos ainda jantado, depois de guardar as motas e largarmos as coisas no quarto, apresentaram-nos um jantar que se compunha só de:
Entradas:
Prato de tostas com azeite e tomate
Salada de rúcula com queijo feta
Uma dose de mechilhões ao natural
1º Prato
Massa branca com mariscos
Rizotto de vegetais
2º Prato
Peixe grelhado
Sobremesa
Prato de frutas

As cervejas
Cafés e para terminar um limoncello...

Acham que chega?

Depois, foi dar uma volta pelas ruas bastante movimentadas, que levavam ás praias, pudemos observar uma intensidade do povo em geral, pobreza máxima de crianças a dormir no chão até aos veículos super alta gama! de tudo um pouco e lojas e mais lojas abertas com tudo o que se possa calcular desde sapatos a comida!


Lisboa-Madrid-Barcelona

Olá boa gente! Lamento mas só hoje fiquei num local com acesso á internet e com algum tempo para dedicar aqui ao blog, por isso aqui vai!

Os primeiros quilómetros fizeram-se sem incidentes a reportar... ou seja uma carrada de quilómetros de mota em autoestradas são uma grande seca mas têm que ser feitos, 1260 kms em cerca de 11 hrs para se apanhar a primeira ligação de barco para Itália.


Em Mérida fomos visitar o maior centro Harley na Europa! E ainda por cima estava bem acompanhado, Triumph e Ducati! Lindo!






Chegamos a Barcelona pelas 18hr de sábado e ainda tivemos tempo de ir beber umas jolas e passear pelas Ramblas, o barco só partia pelas 22hr.




GrimaldiLines, foi a companhia que nos levou mas com cerca de 1 a duas horas de atraso e sucessivamente isso também para atracar... 

Internet a bordo inexistente e como tal azarito! Cabine mais ou menos, com toalhas e roupas de cama a deixarem muito a desejar a comida não era muito má, mas também não era um petisco!


Passou-se o tempo, a ficar bronzeado pelo vento na parte exterior do barco junto a uma pequena piscina(tanque) com musica sempre em alto e bom som...


Para mim não foi uma experiência a repetir, apesar de achar que se poupou algum tempo, o que se pagou e a completa falta de rigor nos horários, deixa muito a desejar.

Talvez justifique comprar o bilhete só para a cadeira, pois tens todas as condicções necessárias e pagas muito menos.

Pior que isso, o nosso barco fazia escala... e não dizia isso em lado nenhum quando o adquiri, no coments!

Entretanto, já com duas horas de atraso, tínhamos que atravessar a bota para o outro lado para apanharmos a ligação de Bari para Durrës na manhã seguinte, como chegamos ao porto de Civitavechia pelas 21hr ... chegamos 560kms depois a Bari, pelas 4 da manhã(hora a que fiz o post anterior!).

Nada contentes, mas a horas nos apresentamos para o check-in do barco, pelas 9h30 como indicado nos bilhetes, qual não foi o nosso espanto, depois de nos encontrarmos á espera desde 10h para embarcar á porta da alfandega, quando começamos a ver as horas passarem alegremente e o nosso barco ali parado e nem sombras de irmos nele... eram 15hr quando finalmente o barco encheu e se decidiram fazer ao mar... um catamaran da Venezialines, o único a atravessar o adriático em cerca de 3h30... e que a nós demorou 9 hr!