sábado, 13 de agosto de 2011

A ida para a Macedónia

Levantamos cedo e decidimos que da Albânia já chegava, nós queríamos era paisagens e espaços verdes! e ali não me parecia que houvesse.

Fomos tomar um pequeno-almoço rápido, que o dono do hotel onde estávamos ofereceu, e apesar das nuvens e da carga de água que começou a cair, arrancamos sem fatos de chuva vestidos pois estava um calor insuportável. Decidi seguir á risca o que tinha visto no mapa, pois o gps ia dentro do saco de depósito por causa da chuva! Fomos em direcção de Fier e daí em direcção a Korçë e daí seguir a estrada em frente que nos levaria á fronteira.


A minha burra decidiu pregar-nos uma partida pois deixou de querer pegar, nem dava sinal! Bateria não era pois tudo funcionava, mas pura e simplesmente eu dava ao Start e ela nada... nem sinal! O Carlos decidiu empurrar e entretanto lá arrancou, mas não que o empurrão tenha feito alguma coisa, pura e simplesmente o botão decidiu voltar a funcionar...

Finalmente as estradas melhoraram e as paisagens tornaram-se fantásticas, a estrada a dada altura manteve-se paralela ao rio e as montanhas á nossa volta, perto da hora do almoço, o céu voltou a ficar um pouco mais escuro e começamos em busca de paparoca... lá demos com um belo restaurante onde alguns motociclistas italianos também almoçavam.


Optamos por ficar no exterior, porque o calor mantinha-se e a varanda do restaurante dava para o rio, mas passado 2 minutos de finalmente nos termos sentado caiu uma tempestade com direito a raios e vento que tudo levava á frente!

O restaurante em si era todo fashion para o que já tínhamos visto até aí, mas os valores mantiveram-se dentro do limite, e pagamos 15€ por 2 cervejas e um frango assado do campo, sem gordurinhas nenhumas... estava um espectáculo.

Quando acabamos de almoçar ainda caiam umas pinguitas mas continuava aceitável circular sem fato de chuva... até que começamos a subir, o tempo começou a piorar e o frio a aumentar, toca a parar para vestir os fatos e se calhar "não desligues a mota"... 

Este camião, estava em deslizamento de marcha atrás... escorregava pela encosta, literalmente!

O piso da estrada não era grande coisa e estava cheio de óleos e gasóleos, pessoal com a mania que sabe conduzir acabados de nos ultrapassar, acidentados e virados ao contrário e outros bem piores... por isso fomos sempre nas calma e lá acabamos por dar com a fronteira e com mais uns quantos motociclistas Italianos que iam até uma ilha Grega onde não deixavam entrar mulheres... mas elas iam com eles! LOL!

Lá facultamos os documentos ao agente alfandegário e pela primeira vez nos pediram a carta verde do seguro, depois de verificar que tudo se encontrava em ordem devolveu-me o passaporte o qual abri em busca de mais um carimbo... pois nada, "os europeus não precisam de carimbo para entrar no nosso país!" bahhhhhhhh fiz uma cara tão triste que ele na sua melhor das simpatias lá me carimbou o passaporte! e o do Carlos também!


Dirigimos-nos a Ohrid, que fica junto a um lago gigante! Sempre a chover vimos das paisagens mais lindas até á altura. A estrada circundava o lago e apesar da chuva, era mágico!





Chegados, fomos até ao centro beber um café, e pela primeira vez me facultaram um mapa da cidade, e assim ficamos com a ideia de onde andávamos e onde havíamos de procurar dormida e afins…



 Fomos trocar algum dinheiro e fomos até um super para comprar qualquer coisa para comer, enquanto fazíamos isto não parou de chover, mas acabou por ceder! Lá fomos em busca de sítio para ficar que nos ficou por 30€, um belo quarto a 500mts da zona central, e mais uma vez com sítio para guardar as motas.




Depois de mais uma banhoca saímos para jantar e percorrer o local á noite. O jantar correu mais ou menos, uma sopa tipo canja que não estava nada mal, o Carlos comeu kebab e eu pedi costeleta de vaca grelhada… mas a vaca devia estar nervosa… pois era rija que nem a conseguia cortar, bem a faca também não era grande coisa!




Depois arrancamos para ir dormir, mas ainda nos perdemos para nos armar em Robin dos Bosques… e tirar mais umas fotos by night…





2 comentários:

  1. Olá!


    Vim parar a este blog por mero acaso e não resisto a comentar. Andei pela Albânia e Macedónia em 2007, países que gostei bastante.
    Li aqui um comentário que já estavam fartos da Albânia, mas o interior da Albânia (ao contrário da costa, pelo que li) é genial. Especialmente a parte rural. Uma estrada que fiz e que para mim foi das paisagens mais espantosas que apanhei foi a entrada da Albânia vindo de Podgorica (Montenegro).
    Quanto a Ohrid, tiveram azar porque tive a oportunidade de experimentar vários restaurantes e comi como um lorde por preços bem simpáticos :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo, "fartos" era forma de expressão... quem me dera a mim ainda andar por lá... :)

      Eliminar